sexta-feira, 16 de julho de 2010

"Desvios" - Compositores e Seus Caminhos estréia neste fim de semana no ABC

Santo André tem mais uma estréia marcada para este fim de semana. Desvios - Compositores e Seus Caminhos, videodocumentário produzido pelos alunos da Escola Livre de Cinema e Video (ELCV) e da Resistência Filmes para o projeto Santo André Documenta, será exibido neste sábado (17), a partir das 16h30, no Auditório do Paço Municipal da cidade. A entrada é gratuita.


O documentário retrata a trajetória de músicos andreenses que buscam mostrar sua arte nos bares do ABC. Desvios traz entrevistas com o cantor e compositor Kleber Albuquerque e Rita Maria, produtora e idealizadora do projeto Encontro de Compositores, que é apresentado às terças-feiras no Bar Tupinikim, em Santo André. Kleber e Rita falam do cenário musical e cultural do ABC, de cantores, compositores e artistas independentes da cidade e região, e de sua luta para serem reconhecidos.

A equipe de Desvios é formada por Jamile Tasso Gomes, Juliana Robim, Oubi Inaê Kibuko (Corja Filmes e Tela Preta Produções), Rubens (Nê) Viana, Solange Plensack Viana e Thiago Pinheiro Ursulino.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

"O terrorista" estréia no sábado (17) em Sto. André

Parafraseando Racionais MC's: quem não tem aqueles dias de raiva por dentro, a caminho do centro? Quem já não saiu bem cedo a procura de emprego ou de um lugar ao sol, andou toda a cidade e retornou com as mãos abanando? Quem já não pensou em algum momento da sua vida já não se sentiu desesperançado, nada mais pareceu ter sentido e pensou em partir para o tudo ou nada ao constatar que não tem nada a perder?

Um grupo de alunos da ELCV - Escola Livre de Cinema e Video de Santo André - levantou questões semelhantes e criou o curta-metragem O Terrorista, que será exibido no auditório do Paço Municipal de Santo André, neste sábado (17), a partir das 19h. A entrada é franca.

Com roteiro de J.M. Estrada, produção Coletiva e direção de Elaine Paiva, Gislaine Camila e Juliana Robim, o filme resulta de uma proposta por parte do corpo docente e coordenação da ELVC para colocar em cena histórias ficcionais ou documentais tendo a cidade de Santo André como cenário.

O desafio foi aceito pelos alunos e agora só resta você, caro espectador, ir conferir esta produção que tem Still e foto-divulgação de Oubí Inaê Kibuko, membro da Corja Filmes.



Serviço: Auditório Municipal Heleny Guariba - Teatro Municipal de Santo André - Praça IV Centenário, s/nº, Centro.

Curta “De Touca” é lançado em Santo André

Neste sábado (17), será realizado o lançamento do curta-metragem De Touca no auditório do Paço Municipal de Santo André, às 19 horas.

A produção, dirigida e escrita por Oubí Inaê Kibuko, conta a história de um transeunte “de terno” (André Bubman) que é abordado na rua por desconhecido homem “de touca” (Jefferson Matias) que lhe cobra uma dívida. A história é livremente baseada no conto “O Homem de Touca” do escritor Marcio Barbosa e o trabalho busca uma reflexão transversal sobre invisibilidade humana, violência, exclusão e paranóias urbanas nas grandes cidades.


Foto: Thiago Favero

O curta nasceu de uma parceria entre a turma 4 e a coordenação da Escola Livre de Cinema de Santo André (ELCV) e a locadora de equipamentos de cinema Inspi(RED). As gravações aconteceram no começo do ano e o material foi captado por uma câmera RED ONE, considerada equipamento de ponta na área do audiovisual.

De Touca inaugura um sonho e propósito do diretor Oubí Inaê Kibuko em levar obras de autores afro-brasileiros contemporâneos e periféricos para as telas, do curta ao longa-metragem, na medida em que estas se mostrarem viáveis em termos de roteiro e produção, e seus autores autorizarem que elas sejam, sem censuras e patrulhas, submetidas a tratamento audiovisual, como a linguagem do cinema requer.

Entre os membros do elenco e da equipe técnica estão alunos da ELCV, assim integrantes dos grupos Corja Filmes, como o diretor Oubí, e Cinestésicos. Suporte técnico foi oferecido pela Inspi(RED).

terça-feira, 13 de julho de 2010

"Papo de Boteco" - Trailer completo



Confiram o trailer de Papo de Boteco, novo longa-metragem marginal com concepção fílmica do cineasta Diomédio Piskator. Em breve, nos cinemas e cineclubes.