quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

"Keralux" - Trailer


O documentário "Keralux" (2011/Doc./aprox.40'/Cor) sobre o bairro da Zona Leste de São Paulo, Jardim Keralux, é um resultado do Projeto "Keralux, Câmera e Ação", desenvolvido por integrantes da Corja Filmes, em conjunto de integrantes do Cinema de Guerrilha e do Cinestésicos; Grupos de Cinema da cidade de São Paulo e do ABC Paulista.

O filme é registro da identidade da comunidade do Jardim Keralux realizado pelos Grupos de Cinema e por pessoas e moradores. Nele as histórias individuais da população que se misturam com a do Bairro, são também exemplos de grandes problemas sócio-ambientais em São Paulo. Há mais de uma década a comunidade vem lutando por regularização de suas casas, assim como pela solução de problemas ambientais ocasionados pela instalação irregular de indústrias às margens do rio Tietê. O espaço urbano como apontamento do descaso ante sua auto-degradação.

O objetivo não era só fazer um documentário sócio-ambiental sobre o Jardim Keralux, mas também realizar a oficina de documentário para a comunidade, despertando o olhar dela mesma, de dentro para fora. Assim seus moradores poderiam ter ferramentas para se expressarem e obterem respostas do poder público, que há anos negligencia soluções à todas as situações de complicação urbana que os moradores dessa região enfrentam. Uma forma, talvez, de “armar” uma comunidade com suas próprias opiniões, de eles se fazerem ouvir, e de assim trazer mais esperança e mais ação. De mesma maneira, uma mostra às outras comunidades em similares circunstâncias, da força, da união e da luta do Jardim Keralux ao demarcar seu espaço no grande centro urbano, se configurando como um exemplo peculiar, pois quase ignorado, quase por enterrar na história. Afinal, algumas cartografias urbanas nem mesmo registram o bairro. Por outro lado, em registro e história, o audiovisual está por grafar (cravar) ambos em disponibilidade.

Equipe:
Direção: Juliana Cavalcanti
Roteiro: Juliana Cavalcanti, Julia Trommer, Edson Costa
Produção: Julia Trommer
Fotografia: Alexandre Elaiuy
Som: Jeff Barbosa
Concepção e Execução da Trilha Sonora: Doniño
Participação de Nicolas Menezes
Assistente de Direção: Edson Costa
Assistentes de Produção: Aline Gaia e Fernando Jorge
Entrevistador: David Bezirganian
Edição: Ailton Pinheiro, Luma Reis e André Gomes
Finalização: Luma Reis e André Gomes
Making Off: Lucas Duarte de Souza
Designer Gráfico: Marcius Orlandi
Assessora de Imprensa: Andréa Iseki

Iniciativa e Realização:
Projeto Keralux - Câmera e ação!,
INKER - Ponto de Cultura Aprendendo a Perceber
Grupo de Trabalho de Cultura da Zona Leste

Parcerias Institucionais:
Prefeitura de São Paulo/ Secretaria de Cultura,
Subprefeitura de Ermelino Matarazzo,
Plataforma dos Centros Urbanos/Grupo Articulador de Ermelino Matarazzo,
Unicef e Instituto Ibradesc

Nenhum comentário:

Postar um comentário